Olá galera!É com o maior prazer que o blog do Luciano Colares Swing Samba Rock apresenta a vocês uma entrevista feita com Rick Carvalho(baixo e voz) da banda portoalegrense "Casa da Sogra" . Rick , com a maior simpatia respondeu perguntas referentes a história da banda da banda dentro do contexto do samba-rock gaúcho, além das influências ,musicais é claro e projetos atuais. Realmente vale a pena conferir.
1- HÁ QUANTO TEMPO EXISTE A BANDA “CASA DA SOGRA”?
A banda Casa da Sogra já existe a 8 anos. Ela surgiu quando eu retornei de São Paulo após tocar durante, mais ou menos, 5 anos com Luis Vagner "O Guitarreiro". Chegando a POA, senti a necessidade de mostrar para os Porto Alegrenses como é maravilhoso o Suingue da nossa terra, pois a maioria das pessoas tem como referência o samba de São Paulo e Rio de Janeiro e acabam por esquecer a nossa verdadeira raiz (Bedeu,Luis Vagner, Pau Brasil, etc..).
Comentei uma vez com o Tonho Crocco, vocalista da Ultramen, sobre a minha vontade de fazer esse tipo de som, ele curtiu na hora, logo convidou o baterista Marcio Pexi (banda diretoria) para participar do projeto, a seguir juntou-se a nós o Xandele (guitarrista), Paulo Maclaren (Percussão), Anginho (Trompete), e Guinter Jr. (Sax), sendo esta a primeira formação da banda. Tivemos uma repercussão imediata na Mídia, pois era uma novidade musical em Porto Alegre.
2- QUAIS AS INFLUÊNCIAS MUSICAIS DA GALERA DO “CASA DA SOGRA”?
A verdade é que somos muito ecléticos. Gostamos de vários estilos musicais como o Reggae (Bob Marley, Steel Pulse,Peter Tosh, Black Uhuru), Funk (Kool and the Gang, Brass Contrution, Funkadelik, Steve Wonder,Banda Black Rio), Samba (Bedeu Luis Vagner, Jorge Ben, Tim Maia, Bebeto), etc.
3-VC ACRDEDITA QUE O SAMBA ROCK,SWING, ENFIM TODA A EXPRESSÃO MUSICAL NEGRA É BEM DIVULGADA EM NOSSO ESTADO?
Bom, esse assunto é muito complexo, não caberia em um breve comentário! Hehehe! Mas vejo que com essa tal globalização, a cultura que tem maior poder financeiro e acesso as novas tecnologias é que se sobrepõem as demais com maior facilidade em todo o mundo. A cultura negra está começando a participar desta modernidade mas ainda nos falta maior contato e crença de que essas novas formas de MÍDIA estão ai para facilitar a nossa vida.
O nosso estado tem uma coisa de se julgar a "Europa Brasileira" mas esquece que até na Europa a cultura negra é muito valorizada coisa que aqui ainda não acontece.
4- PRA VC QUAL OS MAIORES NOMES DO SWING E DO SAMBA ROCK DO NOSSO ESTADO?
Sem dúvida, Luis Vagner, Bedeu, Alexandre Rodrigues, Leleco Teles e Paulo Romeu são para mim os mais geniais compositores de Suingue do Rio Grande do Sul.
5- FALE UM POUCO DO TRABALHO MAIS RECENTE DO “CASA DA SOGRA”? COMO É FEITA A DIVULGAÇÃO? COMO FOI A ACEITAÇÃO DESSE TRABALHO?
A Casa da Sogra acaba de finalizar o primeiro CD. Após 3 anos de gravação, conseguimos concluir o registro da nossa obra (para baixar http://massagemfree.blogspot.com). Estamos divulgando o trabalho através das rádios, TVs, internet(www.myspace.com/casadasogra) e shows. A receptividade do público tem sido maravilhosa, pois o suingue é um ritmo contagiante colocando “de cara” todos no embalo.
6- O LUCIANO COLARES ESTA COMEÇANDO UM NOVO TRABALHO COM UMA BANDA PRÓPRIA TOCANDO O QUE MAIS GOSTA ,QUAL A DICA QUE O RICK DARIA PRO CARA ?
Humildade, muito trabalho e acreditar na direção que escolheu para o seu trabalho musical, pois a todo instante vão lhe falar: "Porque você não faz assim parecido com o fulano com o beltrano, para poder tocar na radio!". Por isso, acredite na sua proposta musical e trabalhe dobrado. Hehehe!!
7- RICK..DEIXE UMA MENSAGEM PRA GALERA QUE CURTE E ACREDITA NO TRABALHO DO LUCIANO E QUE A PARTIR DE AGORA IRA CONHECER TAMBÉM A CASA DA SOGRA.
Gostaria que todos curtissem e levassem adiante o trabalho do irmão Luciano. Vamos fortalecer este movimento suingante, que muitos negam, mas faz parte da cultura da nossa terra, dos Negros do Sul! Força!
ACESSE E CONHEÇA O TRABALHO DA BANDA:
Comunidade no orkut da banda
Myspace
Comunidade no orkut da banda
Myspace
Nenhum comentário :
Postar um comentário